Nossa História

Nossa História: Deus chamou à existência a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora e, no desenrolar da história, reconhecemos os sinais de sua bondade e de seu amor providente.

A Congregação foi fundada em Coesfeld, Alemanha, em uma época de necessidades religiosas e sociais. Em 1849, a jovem professora Hillgonde Wolbring, pelo amor aos pobres, acolheu em sua casa crianças órfãs e abandonadas. Com Elisabeth Kühliing, sua amiga e colega de magistério, educou-as e cuidou delas. Ambas foram formadas na tradição espiritual e pedagógica de Bernard Overberg. 

Com o apoio do seu diretor espiritual, Theodor Elting, o serviço de caridade iniciado pelas duas jovens tornou-se uma obra organizada.Reconhecendo a importância desse apostolado na Igreja, ele as encorajou a continuar em seu serviço aos pobres, como membros de uma congregação religiosa. 

Nas Irmãs de Nossa Senhora de Amersfoort, na Holanda, Theodor Elting encontrou um objetivo apostólico semelhante. A pedido de Johann Georg Müller, Bispo de Münster, três Irmãs vieram a Coesfeld, em 1850. Sob sua orientação, as duas jovens - Hilligonde Wolbring e Elisabeth Kühling – conhecidas como Irmã Maria Aloysia e Irmã Maria Ignatia, respectivamente, iniciaram sua formação à vida religiosa, abandonando-se com fé inabalável à ação de Deus. 

De 1850 a 1855, as Irmãs de Amersfoort introduziram a crescente comunidade de Coesfeld no espírito e na Regra da Congregação de Amersfoort, recebidos, por sua vez, das Irmãs de Notre Dame de Namur, fundada por Júlia Billiart, em 1804, na França. 

Em 1855, a fundação de Coesfeld tornou-se uma Congregação independente. De acordo com a tradição, 01 de outubro de 1850 é sua data de fundação. No espírito de Júlia Billiart, de Irmã Maria Aloysia, de Irmã Maria Ignatia e das primeiras Irmãs de Coesfeld, nossa Congregação continua, hoje, a testemunhar a bondade de Deus e o seu amor providente, em todo o mundo.

Em 1923 as Irmãs chegaram ao Brasil fundando o Colégio Notre Dame, em Passo Fundo e a Escola São José, em Não-Me-Toque, RS.

A expansão das obras levou à criação de duas Províncias, no Brasil. A, Província da Santa Cruz tem sua sede em Passo Fundo, RS. Em 1962, dela se desmembrou a segunda província – Nossa Senhora Aparecida, com sede em Canoas.